Dicas de atividades entre familiares e crianças do espectro autista.

April 8, 2020

 

No mês da conscientização do Transtorno do Espectro Autista, especialmente neste período de quarentena, a estimulação das crianças não pode parar. Pensando nisso, preparamos algumas orientações que tem como objetivo orientar e oferecer dicas de atividades a serem feitos pelo familiar.

 

Primeiro vamos entender qual o papel da Terapia ocupacional?

 

O Terapeuta Ocupacional é de extrema importância para promover, manter e desenvolver as habilidades necessárias para que a criança seja funcional nos ambientes que participa. É através do brincar, de atividades lúdicas e educativas, que o Terapeuta Ocupacional estimula as áreas de desenvolvimento dos aspectos: motor, cognitivo, sensoriais, socialização, comportamento e autonomia e independência nas atividades de vida diária e vida prática. É através da aquisição dessas habilidades que a criança consegue desenvolver habilidades e adaptações para vivência e participação na sociedade.

 

Atividade 1 – Massinha de Modelar

 

Materiais necessário: Massinha de modelar, pequenas peças coloridas ou forminhas, rolo de macarrão, palitos e tampas de garrafas. Brincar e participar do preparo da massinha de modelar possibilita a criança a desenvolver sua criatividade e imaginação, além facilitar a coordenação visuomotora, coordenação motora fina, sequenciamento e atenção. Incentive a criança a fazer bolinhas, fazer cobrinhas, depois apertar, cortar formas, furar, riscar e desenhar em cima.

 

Atividade 2 – Circuito Motor

 

Materiais necessários: Giz de cera, fita adesiva, blocos de espumas, almofadas, colchonetes, túnel/cadeiras e rampa. Esses circuitos possibilitam que a criança faça uso do seu repertorio motor, com vistas a ampliar e refinar essas habilidades, e a aprimorar a coordenação motora bilateral, sequenciamento, controle postural, reações posturais e planejamento motor.

 

Circuito 1 – Desenhe uma linha reta no chão com giz de cera ou fita adesiva e peça para a criança ir caminhando com um pé atrás do outro pela linha. Depois vá fazendo variações, como linha torta, linha em zigue-zague ou andar de lado pela linha.

 

Circuito 2- Construa com a criança um circuito que permita a criança locomover-se em diferentes posições. Correr, saltar, abaixar, arrastar, rolar e pular, são ótimas ideias para estimular a cognição favorecendo o desenvolvimento motor global.

 

Atividade 3 – Desenho Oculto

 

Materiais necessários: Folha branca, giz de cera branca ou vela, tinta guache, pincel e canetinha de cor forte O desenho oculto é ótimo para aumentar o repertorio das crianças, além de possibilitar o estímulo da percepção visual, atenção, interação, comunicação, motricidade fina e coordenação visuomotora. Faça um desenho com giz de cera branco ou vela em uma folha branca ou então, peça para criança criar seus próprios desenhos. Para desvendar esse mistério é necessário pintar o desenho com canetinha ou tinta guache revelando o desenho oculto.

 

Atividade 4 – Atividades de planejamento

 

Brincadeiras de imitação, faz de conta, comidinhas, carrinhos, jogos de tabuleiros e bolas, assim como durante as atividades cotidianas, solicitar a ajuda da criança para arrumar o quarto, os brinquedos ou preparar a massa de um bolo, promovem organização do comportamento, controle postural e incentivam o planejamento motor (ideação, organização e execução de tarefas).

 

Atividade 5 – Atividades Cotidianas

 

Atividades de vida diária proporcionam sensações diversificadas, nem sempre interpretadas como agradáveis, mas muito necessária para que a criança consiga desempenhar-se com a maior independência possível.

No vestuário, por exemplo, é possível favorecer que a criança escolha a roupa que desejar vestir pela combinação de cores, pela combinação de texturas, pelo peso, pelo tamanho ou por tema e gosto pessoal. Incentive e permita que a criança tente colocar sozinha a peça de roupa.

Durante as refeições introduza aromas, organize visualmente a comida no prato, organize os utensílios que serão utilizadas, permita a escolha entre vários utensílios. Combinar sabores ou sequenciar sabores pode ser uma opção para crianças com maior sensibilidade gustativa. Incentivar que a criança escolha a comida pelo cheiro ou pelo gosto, sem o apoio visual, pode ser uma brincadeira desafiadora e estimulante.

Atividades de higiene e autocuidado, é o momento de experimentar sensações como toque leve, toque profundo e temperatura. Acrescentar cor e brinquedos na banheira torna o banho um momento de brincadeira.

 

 

 

 

 

 

 

Evelyn M. Miyada 

Terapeuta Ocupacional

CREFITO -3: 16980 - T.O

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP