Como tornar-se um obeso

A obesidade é, provavelmente, a doença em que melhor se aplica o ditado “é melhor prevenir do que remediar”, pois uma vez estabelecida é de difícil tratamento e os resultados a médio e longo prazo são desalentadores. Além disso, prevenindo a obesidade estamos prevenindo também o Diabetes, as doenças do coração e a hipertensão, entre outras.

 

 

 

A prevenção deve incluir medidas que se iniciem já na infância, uma vez que o risco de uma criança se tornar um adulto obeso é até sete vezes maior do que uma não obesa, e esse risco é tanto maior quanto mais cedo se inicia o aumento de peso. Na prevenção da obesidade na infância o pediatra tem um papel de destaque estimulando o aleitamento materno e a introdução correta dos alimentos, bem como identificando quando uma criança apresenta aumento excessivo de peso em relação à altura,e exigindo orientação nutricional para evitar o desenvolvimento da obesidade.Numa estratégia global de prevenção é necessário o envolvimento da família, escolas, órgãos governamentais, mídia, indústria de alimentos e a sociedade como um todo.

 

Entre as medidas cabíveis estão:Troca de atividades sedentárias como o tempo gasto com a tv, videogames e computadores por passeios ao ar livre, caminhadas e uso da bicicleta.Introdução no currículo escolar de matérias que forneçam informações sobre alimentação e saúde.Maior disponibilidade de alimentos mais saudáveis, com baixo teor de gordura nas cantinas e merenda escolar.Valorizar a educação física na escola.Criar mais espaços para pedestres, se necessário proibindo o trânsito nas áreas centrais das cidades. Projetar ciclovias seguras, novos centros recreativos e parques.Obrigar a que todos os produtos alimentícios tenham informações mais claras em seus rótulos e embalagens.Modificar a composição dos alimentos industrializados diminuindo o seu valor calórico. Nos Estados Unidos foi aprovado recentemente o uso da olestra para o consumo humano. Trata-se de um novo substituto da gordura com pouquíssimas calorias podendo ser utilizado para fritar alimentos, fazer cremes, molhos, etc.Controle da propaganda de alimentos e realizar campanhas de esclarecimentos a exemplo do que foi feito em relação ao cigarro.Por ultimo, valorizar o bom senso e a moderação no hábito de alimentar, cada vez mais “fora de moda” nos dias de hoje.

 

Basta um passeio no “shopping” para que nos certifiquemos disso: O consumo de refrigerantes ultrapassou há muito tempo o de água e o copo de refrigerante triplicou de tamanho. O saco de pipoca transformou-se num “balde” de pipoca. A casquinha agora é uma cestinha de sorvete com direito a várias opções de cobertura. O “Fast food” é o prato do dia da maioria dos jovens. A venda de bebidas alcoólicas bate recorde a cada ano.Com estas medidas estaremos, todos nós, contribuindo para que a obesidade deixe de ser talvez o maior problema de saúde do século que se inicia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comece a escrever seu post aqui. Você pode inserir imagens e vídeos ao clicar nos ícones acima.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP