Anemia um mal comum e pouco compreendido

As plantas têm em suas folhas verdes a clorofila uma incrível substância com a capacidade de captar a energia solar e acondicioná-la numa molécula de um açúcar, chamado glicose, através de uma reação química entre o gás carbônico (CO2) e a água (H2O) que ainda produz, de sobra, o oxigênio (O2). A glicose pode ser encontrada na sua forma pura ou fazendo parte de outros açucares, como por exemplo, da sacarose que é extraída da cana e constituída por duas moléculas de glicose.

Qual a importância desse conhecimento básico de botânica?

Para que o ser humano mantenha-se vivo, através do funcionamento contínuo de seus diferentes tipos de células, é obrigado a consumir energia que é extraída, principalmente, de moléculas glicose. Portanto, as células humanas fazem o inverso das células das plantas, reagem à glicose com o oxigênio liberando gás carbônico, água e energia solar.

Que maravilha! Somos mantidos vivos pela energia do sol.

Para que as células, tecidos e órgãos tenham energia para funcionarem, necessitamos que a glicose e o oxigênio cheguem até todas elas. A glicose nos chega pelos alimentos e é absorvida pelo nosso intestino fino (delgado), passa para o sangue e é distribuída a todo o organismo. O oxigênio está presente no ar que respiramos e é extraído dele pelos nossos pulmões e encaminhado ao sangue. Uma vez no sangue o oxigênio penetra numa célula especial chamada de glóbulo vermelho, ou hemácia, que tem essa cor por conter em seu interior uma substância vermelha chamada hemoglobina, cuja função é ligar-se ao oxigênio e depois entregá-lo a todas as células.

Uma pessoa que não tiver hemoglobina em quantidade suficiente terá dificuldade para levar o oxigênio dos pulmões às células, comprometendo a geração de energia. A essa situação chamamos de anemia. As pessoas têm a pele rosada, pois o sangue que por ela passa contém hemoglobina, de cor vermelha, quando ficam anêmicas empalidecem e queixam-se de cansaço, pois suas células sem oxigênio suficiente, produzem menos energia.

São inúmeros os mecanismos de doença que levam à diminuição da hemoglobina nos glóbulos vermelhos. Portanto, não basta o médico constatar uma anemia, é fundamental encontrar a sua causa. Se a anemia for tratada, mas a causa não, a anemia retornará ou não se curará por completo.

O tipo mais freqüente de anemia é causado pela deficiência de ferro, metal fundamental na construção da molécula de hemoglobina. Sem o ferro a fabricação de hemoglobina é menor e os glóbulos vermelhos se tornam pequenos e pálidos; os médicos dizem que a anemia é microcítica (micro = pequeno e cito = célula) e hipocrômica (hipo = menos e cromo = cor).

Nas crianças a falta de ferro pode estar relacionada a erro alimentar ou à desnutrição. Nos adultos isso é infrequente e a anemia por falta de ferro está quase sempre relacionada a alguma lesão que produz perda crônica de sangue. Uma pessoa que perde um pouco de sangue por longo tempo estará perdendo seus glóbulos vermelhos, hemoglobina e conseqüentemente ferro. Por um tempo a anemia não surgirá, pois temos um bom estoque de ferro, mas quando ele acabar a anemia começará a aparecer.

Nos homens a anemia por falta de ferro é produzida por sangramentos pelo aparelho digestivo, por exemplo, uma úlcera no estômago, hemorróidas e alguns cânceres como do esôfago, estômago e intestino grosso (cólon). Nas mulheres, além das causas anteriores, pode surgir anemia ferropriva em decorrência de menstruações excessivas que são facilmente reconhecidas pela presença de coágulos grandes (pedaços de sangue). O sangue menstrual normal deve ser líquido ou com coágulos pequenos, não maiores que um a dois centímetros de diâmetro.

É interessante o fato de que algumas pessoas com anemia por falta de ferro tenham vontade, às vezes compulsão, de mastigar arroz cru, macarrão, gelo, pedaços de tijolos e às vezes até terra.

O tratamento da anemia se faz com medicamentos que contenham sais de ferro em dose adequada e por tempo suficiente para curar a anemia e repor o estoque de ferro que se esgotou.

Lembrando sempre que a causa da anemia deve ser resolvida, pois se não...

Berçário Virtual
Posts em Destaque