12 de Abril - Dia do Obstetra

April 12, 2018

Obstetra, do latim obstetrix, derivada do verbo obstare que significa estar ao lado de, estar esperando. O Médico Obstetra e a Enfermeira Obstetra são os profissionais que acompanham a gestação, parto e puerpério (pós-parto), a única especialidade da medicina que se dedica a dois pacientes: a mãe e o bebê.

 

Viver a maternidade é uma experiência única para a mulher e também para família, por isso a escolha do profissional é importante para trazer segurança, cuidados preventivos durante a gestação e para que a parto seja conduzido de maneira saudável para ambos.

Além da avaliação da gestante no momento do parto e grande habilidade técnica e prática, a empatia do profissional promove vínculos capazes de oferecer atenção a mãe durante o parto, e o contato regular com o especialista antes do parto difunde e previne riscos associados a gravidez e desenvolvimento do feto.

Segundo relatório divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) Levels and Trends in Child Mortality 2017, apesar do declínio constante na mortalidade entre crianças com menos de cinco anos, 7 mil recém-nascidos morrem todos os dias.

 

O trabalho de parto acompanhando por profissionais capacitados é fundamental para o nascimento saudável e reduzem a mortalidade materna e perinatal, por isso as Enfermeiras Obstetras vem ganhando espaço atendendo as pacientes de baixo risco e gestações acima de 37 semanas, conforme a orientação da OMS e Ministério da Saúde, no atendimento individual visando as necessidades de cada paciente em conjunto com o Médico Obstetra.

 

“A nossa preocupação com esse momento é tão grande que temos 3 grupos de atendimento para as mães em cada fase da gestação: curso de gestantes, que mostra para as pacientes um pouco do processo do parto: da anestesia, passando pelos os diferentes tipos de parto, parte psicológica até o recebimento do bebê pelo pediatra. Grupo perinatal que trata da ansiedade do último trimestre e das dúvidas mais comuns sobre o momento do parto e aleitamento materno nas primeiras horas de vida. Grupo de primeiros cuidados com o recém-nascido que ensina cuidados como: a trocar fraldas, higiene do umbigo, reações normais do bebê, vacinas etc. Nosso trabalho é acompanhar a transformação das famílias através da chegada de uma nova vida, fico feliz em contribuir há 5 anos com a equipe de obstetrícia do Albert Sabin nos mais de 3.500 atendimentos a mães e bebês”, afirma a Enfermeira Obstetra Vanessa Bazoni.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

July 10, 2020

July 6, 2020

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP