A IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO, MITOS E VERDADES


Amamentar é muito é muito mais que alimentar, amamentar é um ato de amor, um amor incondicional entre mãe e filho.

Saibam quais são os benefícios da amamentação:

- aumenta a defesa do bebê contra as doenças - aumenta o vinculo entre mãe e bebê - fornece a melhor nutrição para a criança - promove um melhor desenvolvimento neurológico - ajuda a mamãe a perder peso

Durante o pré-natal prepare-se para a amamentação, veja o que pode e deve ser feito:

- Faça um exame de mama - Faça banhos de sol nos mamilos durante dez minutos por dia. Fique atenta para não causar queimaduras e lembre-se de que o horário ideal é entre 8h e 10h da manhã ou entre 15h e 16h. - Nem todos os bicos dos seios são iguais. Alguns são invertidos ou planos e necessitam de manobras específicas. Converse com o seu médico para saber como proceder.

Mitos: - Mãe não pode comer isso, mãe não pode comer aquilo... Ou seja, restrição alimentar da mãe é mito e não deve ser feita. - O Bebê tem que mamar em horários específicos. MITO, o horário deve ser de livre demanda entre mãe e filho. - Existe uma posição correta para se amamentar. MITO, a posição correta é a que dá certo.

O que a equipe da Maternidade pode ajudar na amamentação:

- Colocar o bebê para mamar logo nas primeiras horas, não importa se o parto foi normal ou cesárea. - Não afastar o bebê da mãe, colocando-o em berçários. Aqui no Albert Sabin Hospital e Maternidade o quarto é conjunto. - A equipe treinada é de importância fundamental para dar um suporte para as mamães através de estímulos, esclarecimentos, motivações com exemplos e paciência, compreensão com as angustias e inseguranças que é perfeitamente normal nesse período da vida.

Enfim, quando um bebê nasce, nasce junto uma mãe! Aprendam juntos esse ato de amor.

Agosto: mês do aleitamento materno

Pf. Dr. Antônio Pádua - Chefe da Pediatria Albert Sabin Hospital e Maternidade de Atibaia

Berçário Virtual
Posts em Destaque