Conheça a Campanha Dezembro Laranja

December 11, 2018

 

Desde 2014 a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove a “Campanha Dezembro Laranja” que visa aumentar a conscientização da população para os riscos da exposição desprotegida às radiações solares.

 

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 33% dos tumores malignos do Brasil correspondem ao câncer de pele e o número de casos novos cresce muito a cada ano, sendo em torno de 180 mil. Vale lembrar que além do câncer de pele, a exposição solar também é responsável por queimaduras, manchas, rugas e ativação de algumas doenças autoimunes.

 

Dos cânceres de pele não melanoma, os mais comuns são os basocelulares e espinocelulares. Eles têm baixa letalidade, estão intimamente relacionados à exposição solar e possuem alto índice de cura com o tratamento adequado. Podem se manifestar desde nódulos claros ou escuros, feridas que não cicatrizam ou placas descamativas.

 

Já o melanoma é o câncer de pele de pior prognóstico com alto índice de mortalidade. Apresenta-se, em geral como uma “pinta” ou “sinal” que está crescendo, sangrando ou mudando de cor. Atualmente seu tratamento obteve bastante avanço e sua detecção precoce é fundamental para a cura.

 

Desta maneira percebemos que a apresentação dos cânceres de pele é muito variada em sua forma e distribuição corporal, podendo às vezes localizar-se em áreas de dificil visualização. Portanto, devemos estar sempre atentos às pintas de nosso corpo e em caso de qualquer nova lesão procurar atendimento médico, sendo a consulta anual o ideal para detecção precoce destes tumores. O Dermatologista é o médico especializado e capacitado para esta avaliação e posterior seguimento.

 

Então, fique atento:

- Evite se expor ao sol entre às 10 horas da manhã e às 16 horas da tarde.

 

- Utilize protetor solar nas áreas expostas, mínimo FPS30 e PPD>8.

 

- Aplique o produto 15 minutos antes da exposição e reaplique a cada 3 horas ou a cada 2 horas em casos de muita transpiração.

 

- Não se esqueça do couro cabeludo (calvos), orelhas, pálpebra inferior, lábios e mãos.

 

- Além do filtro utilize bonés, chapéus, óculos escuros, roupas de mangas compridas, sombrinhas, guarda sol...

 

E lembre-se: “Exponha-se mas não se queime”

 

 

 

Dra. Erika Araújo Fernandes Debs

Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

CRM 112.580

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

July 6, 2020

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP