JANEIRO BRANCO

January 3, 2019

 

Mais um ano se inicia e com ele as campanhas mensais de tão grande importância onde temas abordados merecem atenção e ganham destaque com o objetivo de promover informação e conscientização, dar luz para assuntos muitas vezes tidos como tabus.

 

Esse mês, Janeiro branco! Uma associação particularmente minha é que a junção de todas as luzes coloridas resultam na luz branca, ou seja, Janeiro branco ao tratar da saúde mental podemos pensar que: falar de saúde mental é falar de setembro amarelo (suicídio), outubro rosa (câncer de mama), novembro azul (câncer de próstata) entre outros. Citei algumas das mais conhecidas. Saúde mental está sim associada a cada um desses temas e tantos outros. Nos dias de hoje fica difícil não sofrer mesmo que em graus moderados de ansiedade, stress ou depressão e tantas outras psicopatologias associadas.

 

Uma pessoa com câncer tem sua saúde mental abalada, necessita de apoio emocional da família e de um profissional qualificado. Uma pessoa com depressão sem um tratamento adequado tanto de medicação se necessário quanto do psicólogo pode piorar e manifestar outras doenças físicas por baixa imunidade ou por não conseguir sozinha ter os cuidados mais básicos de saúde.

 

Uma pessoa ansiosa pode comer em demasia ou ter crises de pânico e evoluir para psicopatologias mais graves, ou seja, precisamos parar e pensar, nos informar mais e desmistificar certas visões ainda hoje preconceituosas com relação ao trabalho do psicólogo.

 

Parece até clichê dizer que psicólogos não cuidam só de loucos, embora no mundo louco em que vivemos quem de nós é totalmente são? Se pensar, ninguém de nós escapa!

 

Portanto, psicólogos precisam de terapia, médicos, padres, pastores, policiais, motoristas, professores, donas de casa, crianças, jovens e adolescentes, você e eu! Nós cidadãos comuns do dia a dia, que mata um leão por dia para levar o sustento para a família, pagar as contas e sobreviver em meio a tantos desafios. Psicoterapia não é luxo e nem coisa para gente fraca. Psicoterapia tem a mesma importância e função do check up que alguns de nós fazemos anualmente para ver se está tudo bem com a saúde. Ou seja, deveria ser PREVENÇÃO!

 

Na maioria das vezes recebemos os pacientes quando as psicopatologias já estão bem instaladas e o sofrimento psíquico já chegou ao seu limite e já afetou o casamento, os filhos, o trabalho, os estudos.

 

Muitas vezes os pacientes narram acontecimentos traumáticos importantes que na época que ocorreram não foi dada a devida atenção, não foi falada nem significada, às vezes não foi compreendida e a pessoa achou que era só deixar pra lá e seguir em frente reprimindo sentimentos e emoções. Precisamos ouvir mais, sentir mais, e compreender melhor nossas emoções para lidar melhor com elas.

 

Não pretendo colocar estatísticas aqui, pois já sabemos o que vai aparecer... aumento de suicídios, dos diagnósticos de depressão, e do uso de medicamentos controlados para essas psicopatologias em pacientes cada vez mais jovens, incluindo crianças.

 

Nesse janeiro branco quero deixar diante de você leitor essa página em branco que é sua vida em mais um ano que se inicia e perguntar como você deseja escrever aí sua história em 2019?

 

Tratar da saúde mental é tratar da vida, da qualidade de vida nossa e dos nossos. Não é só o depressivo que precisa de terapia, mas quem cuida do depressivo também.

 

A psicoterapia não resolve tudo, mas nos dá novas perspectivas para que o tudo já não pareça sem solução! Nesse novo ano, invista em você, cuide da sua saúde mental!

 

 

 

 

Por Marisa Lumiko Kohama Verly de Sousa

CRP: 06/131046 Psicóloga da Clínica de Especialidades do

Hospital e Maternidade Albert Sabin

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

November 11, 2019

November 11, 2019

November 8, 2019

November 6, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP