8 de Março - Dia Internacional das Mulheres

March 8, 2019

 Agradeço imensamente o convite para falar sobre “NÓS” mulheres.

 

A palavra MULHER que deriva do latim “MOLLIS”, que significa MOLE - definitivamente NÃO nos representa. E não quero aqui ser feminista ou levantar uma bandeira, mas quero redigir este texto em homenagem às mulheres reais, às quais converso e/ou atendo diariamente na prática médica.

 

Tenho um amor profundo pela alma feminina que, numa visão holística como ser humano traz em sua ancestralidade (mãe, avó, bisavó, etc.)  e no próprio derivado da palavra mulher - a culpa, a rigidez, a baixa estima e a falta de amor próprio, como alguns dos principais pilares de sua existência; e que FELIZMENTE HOJE estão florescendo, se deixando experimentar e viver como ser humano único e cheio de possibilidades.

 

Apesar disso, a mulher moderna traz consigo a necessidade de SER - “bela, recatada e do lar”, mas também, esposa, profissional, empreendedora, mãe, fitness, cuidadora, etc., e com toda essa pressão/desejo, essa MESMA mulher esquece de olhar para DENTRO.

 

A mulher moderna NÃO vai ao GINECOLOGISTA com frequência, FALTA às consultas agendadas, pois sempre há outra prioridade mais importante que SUA SAÚDE.

 

Cito a importância de algumas questões:

- Conhecer o próprio corpo (NÃO É PECADO, NEM VERGONHOSO),

 

- Entender basicamente o ciclo menstrual (NÃO É SUJO),

 

- Entender o que são, e para que servem os anticoncepcionais (FAZER USO COM RESPONSABILIDADE),

 

- Saber planejar uma gravidez (GERAR, PARIR E EDUCAR – CRIANÇAS, SÃO O FUTURO – O que você pode deixar de legado para eles??),

 

 - Ler e se informar sobre exame preventivo de câncer de colo uterino – famoso Papanicolau – odiado pela maioria (EXAME QUE SALVA VIDAS SE FEITO PREVIAMENTE),

 

- O exame clínico das mamas (SEMPRE QUE NECESSÁRIO EXAMES DE IMAGEM COMPLEMENTARES).

 

- Se gestante, organizar suas consultas pré-natais e manter diálogo com parceiro e seu obstetra, a fim de manter uma gestação saudável e equilibrada com intuito de finalizar este período com um PARTO ADEQUADO.

 

Percebo que hoje, somos TODAS bombardeadas por redes sociais; e o CULTO indiscriminado à BELEZA, à MAGREZA e a PERFEIÇÃO, muitas vezes, vemos nos consultórios que isso gera crises de “PROCURAR DOENÇAS” (será que estou com isso, Dr.? Ou aquilo? Eu li na internet...!!!...Minha amiga falou...!!...Eu só durmo com “esse remedinho” ...), e assim descobrem um subterfúgio para seus MEDOS, ANGÚSTIAS e INSATISFAÇÕES PESSOAIS.

 

Digo isso, pois o papel do médico é ouvir suas queixas, remediar quando POSSÍVEL, mas acima de tudo ORIENTAR, e NÃO HÁ PÍLULA MÁGICA que resolva todos os problemas. Reflita sobre isso, pare de se colocar como vítima, culpando pessoas e situações da vida pelos seus problemas, tome as rédeas do seu caminho e saia da ZONA DE CONFORTO.

 

Se VOCÊ MULHER quer ser TUDO ISSO, se conheça, olhe para dentro de si, se RESPONSABILIZE pela sua saúde, pelo seu AUTO-CUIDADO e pelas SUAS ESCOLHAS.

 

PROCURE PERIODICAMENTE O SEU GINECOLOGISTA, àquele que você confia e respeita: FAÇA OS EXAMES DE ROTINA, retorne para ser orientada e FAÇA MUDANÇAS HOJE -  procure manter uma ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS que lhe dê prazer, tenha um momento de LAZER só seu, REMEDIAR na maioria das vezes não é a questão, mas sim RESOLVER A CAUSA, não procure uma DOENÇA, busque SAÚDE.

 

No dia 8 de Março, PARABENIZO as MULHERES, e também em sua homenagem, neste mesmo mês celebramos a conscientização mundial da ENDOMETRIOSE, que além de muita dor, PODE levar à infertilidade, assim necessita de um diagnóstico CORRETO E PRECOCE e seu TRATAMENTO vai muito além de medicamentos ou cirurgia, começa com a MUDANÇA DO ESTILO DE VIDA (isso inclui alimentação saudável – comida de verdade -  e exercícios físicos), além de um atendimento MULTIDISCIPLINAR (médico, psicólogos, fisioterapeutas, educador físico e nutricionista).

 

MULHER, Converse com um profissional de sua confiança!

SE PREVINA!!  SE RESPEITE!!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Médica Ginecologista & Obstetra

Taís Albrecht de Freitas

CRM/SP 151966

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

October 20, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

October 14, 2020

October 13, 2020

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP