21 de Março - Dia Internacional da SÍNDROME DE DOWN


Todos nos já ouvimos falar da tal síndrome , mas sabemos o que realmente é?

A síndrome de Down é uma condição e não uma doença, é uma alteração no código genético. O portador desta síndrome tem um cromossomo a mais que a população em geral: o cromossomo numero 21. A maioria da população tem 46 pares de cromossomos e as pessoas com síndrome de Down tem 3 e não 2, cromossomos numero 21, por isso o outro nome dessa alteração é Trissomia 21.

Essa alteração ocorre no momento da concepção da criança, não tem causa específica e não há nada que se possa fazer para evita-la, portanto não é culpa de nenhum dos pais.

A trissomia do cromossomo 21 leva ao aparecimento de uma criança com personalidade marcante e com uma tendência maior para algumas doenças. Mas poderá se desenvolver, falar, escrever, brincar, amar, trabalhar e levar uma vida com autonomia exercendo seu papel dentro da nossa sociedade como outro cidadão qualquer .

As estatísticas mostram que há 1 nascimento com síndrome de Down para cada 700 nascimentos. O diagnostico pode ser feito no pre-natal e pós nascimento por exames clínicos e laboratoriais.

É de suma importância o diagnostico precoce para que sejam realizadas avaliações clinicas e laboratoriais para doenças que são mais comuns nos portadores da trissomia 21; e iniciar prontamente os tratamentos para que as doenças associadas não venham a atrapalhar o desenvolvimento e a perspectiva de vida da criança.

O acompanhamento multidisciplinar com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, neuropediatra, cardiologista e pediatra é necessário para dar a esses pacientes todas as chances de desenvolvimento.

É dever de nossa sociedade dar as oportunidades de desenvolvimento para essas pessoas, abandonando os preconceitos e limitações, que por ignorância e desinformação poderão atrapalhar a prosperidade dos portadores de síndrome de Down.

Dr. Antonio Padua

CRM: 50130

Chefe da Pediatria do Albert Sabin Hospital e Maternidade

Berçário Virtual
Posts em Destaque