Feliz dia do Circo e Parabéns aos Atipalhaços!


Em março, comemoramos o Dia do Circo. A data, em homenagem a Piolim, conhecido mundialmente por suas acrobacias e palhaçadas, nos remete à alegria encontrada na figura do palhaço.

Desde os remotos tempos, essa figura esteve presente em todas as culturas da humanidade. Durante a Idade Média, em alguns países da Europa, surgiu o bobo da corte para entreter os senhores feudais. Os personagens do teatro grego usavam máscaras, cujos detalhes representavam algumas das características da sociedade da época.

Com o passar do tempo, a figura do palhaço adaptou-se a inúmeras modalidades até chegar ao inusitado espaço hospitalar, com o objetivo de promover a saúde.

Levando poderosos remédios – o sorriso e a valorização da vida - os Doutores Atipalhaços visitam semanalmente os hospitais de Atibaia e região Bragantina.

Ao contrário dos palhaços de circo, os palhaços hospitalares têm o objetivo de fazer uma interação animada com os pacientes, tirando-os do foco da dor e da tristeza. Os Doutores Besteirologistas realizam as visitas em todas as alas dos hospitais: Recepção, Enfermaria, Geriatria, Oncologia, Hemodiálise e, claro, Pediatria.

O projeto teve início em 2016 e contou com o apoio do Hospital Albert Sabin, que foi o primeiro a receber as visitas dos Doutores. A trupe está presente em todos os eventos festivos do hospital, como Dia das Crianças, Cantatas de Natal, Campanha de Higienização das mãos, entre outros.

Para ampliar o projeto a outras cidades da Região Bragantina, será iniciada a formação de mais uma turma neste mês. Daqui a seis meses, teremos mais trinta Bobologistas atuando. Mais um motivo para comemoração! Arte, alegria e saúde... receita perfeita para o bem-estar coletivo.

Berçário Virtual