ESPECIAL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO - ARTIGO 4 (Neuropsicologia e TEA).

April 23, 2019

(Esse é o quarto artigo, de vários, que vão compor uma revista online especial sobre o Abril Azul Claro - Mês de Conscientização Sobre Autismo. Ao final das publicações disponibilizaremos um PDF da revista para ser acessado online ou através de download. Acompanhe, compartilhe e dê sua opinião através dos comentários. Leia aqui o primeiro artigo )

 

 

O Trastorno do Espectro Autista (TEA) tem início precoce, portanto, Avaliar uma criança é um trabalho delicado e que implica uma enorme responsabilidade de quem o faz. Caracterizado principalmente por um desvio no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados (American Psychiatric Association, 2014). Um diagnóstico incorreto ou realizado indevidamente poderá prejudicar muito o desenvolvimento de qualquer criança.

 

O fascinante trabalho da Neuropsicologia consiste em interpretar comportamentos e resultados dos testes dentro do contexto clínico (Walsh, 1992; Weintraub, S., 2000; Mader, 2001; Miranda, 2005; Ewing, 2000). Crianças com suspeitas de TEA apresentam sintomas, muitas vezes, que estão presentes em outros quadros clínicos, por esse motivo existe a dificuldade no estabelecimento desse diagnóstico. Compreender essa variabilidade nos quadros clínicos é um dos principais desafios para o diagnóstico, utilizando- se de materiais como auxílio, desde que confiáveis para a identificação de sinais ou comportamentos do espectro autista torna- se fundamental.


A Avaliação Neuropsicológica (NA) permite investigar a relação cérebro-cognição-comportamento em indivíduos com lesão ou disfunção cerebral (Lezak, Howieson & Loring, 2004). São avaliados através de técnicas de entrevista, exames quantitativos e qualitativos que compõem a cognição abrangendo processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio.

 

Dessa forma, destaca- se que todas as ferramentas utilizadas para a Avaliação Neuropsicológica, auxiliam na caracterização, no diagnóstico, no prognóstico e no planejamento das intervenções, a fim de prover um entendimento maior sobre cada caso e impactar diretamente na qualidade de vida de cada pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aline Cerbino Ferreira Xavier da Silva
Avaliação Neuropsicológica / Psicóloga Comportamental
CRP 06/97964

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

November 11, 2019

November 11, 2019

November 8, 2019

November 6, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP