ESPECIAL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO - ARTIGO 4 (Neuropsicologia e TEA).

April 23, 2019

(Esse é o quarto artigo, de vários, que vão compor uma revista online especial sobre o Abril Azul Claro - Mês de Conscientização Sobre Autismo. Ao final das publicações disponibilizaremos um PDF da revista para ser acessado online ou através de download. Acompanhe, compartilhe e dê sua opinião através dos comentários. Leia aqui o primeiro artigo )

 

 

O Trastorno do Espectro Autista (TEA) tem início precoce, portanto, Avaliar uma criança é um trabalho delicado e que implica uma enorme responsabilidade de quem o faz. Caracterizado principalmente por um desvio no desenvolvimento da sociabilidade e por padrões de comportamentos alterados (American Psychiatric Association, 2014). Um diagnóstico incorreto ou realizado indevidamente poderá prejudicar muito o desenvolvimento de qualquer criança.

 

O fascinante trabalho da Neuropsicologia consiste em interpretar comportamentos e resultados dos testes dentro do contexto clínico (Walsh, 1992; Weintraub, S., 2000; Mader, 2001; Miranda, 2005; Ewing, 2000). Crianças com suspeitas de TEA apresentam sintomas, muitas vezes, que estão presentes em outros quadros clínicos, por esse motivo existe a dificuldade no estabelecimento desse diagnóstico. Compreender essa variabilidade nos quadros clínicos é um dos principais desafios para o diagnóstico, utilizando- se de materiais como auxílio, desde que confiáveis para a identificação de sinais ou comportamentos do espectro autista torna- se fundamental.


A Avaliação Neuropsicológica (NA) permite investigar a relação cérebro-cognição-comportamento em indivíduos com lesão ou disfunção cerebral (Lezak, Howieson & Loring, 2004). São avaliados através de técnicas de entrevista, exames quantitativos e qualitativos que compõem a cognição abrangendo processos de atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio.

 

Dessa forma, destaca- se que todas as ferramentas utilizadas para a Avaliação Neuropsicológica, auxiliam na caracterização, no diagnóstico, no prognóstico e no planejamento das intervenções, a fim de prover um entendimento maior sobre cada caso e impactar diretamente na qualidade de vida de cada pessoa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aline Cerbino Ferreira Xavier da Silva
Avaliação Neuropsicológica / Psicóloga Comportamental
CRP 06/97964

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP