ESPECIAL - MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE AUTISMO - ARTIGO 5 (Fonoaudiologia, comunicação e TEA).

April 23, 2019

(Esse é o quinto artigo, de vários, que vão compor uma revista online especial sobre o Abril Azul Claro - Mês de Conscientização Sobre Autismo. Ao final das publicações disponibilizaremos um PDF da revista para ser acessado online ou através de download. Acompanhe, compartilhe e dê sua opinião através dos comentários. Leia aqui o primeiro artigo).

 

 

 

O Transtorno do Espectro do Autismo - TEA - é uma desordem neurobiológica, com deficits na comunicação e na interação social e interesses restritos e comportamento repetitivo (DSM-5, 2013).


O trabalho com as crianças com autismo deve ser multiprofissional, tendo o médico neurologista ou psiquiatra que acompanhe o caso, e a equipe de intervenção, como fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicopedagogo, entre outros, conforme a demanda de cada criança. Vale ressaltar que é importante incluir a família e a escola no processo terapêutico.


O fonoaudiólogo é o profissional que realizará avaliação e intervenção nas questões relacionadas à comunicação, uma vez que uma das principais alterações de linguagem apresentadas pelos indivíduos com TEA está relacionada ao uso funcional da linguagem nos diversos contextos sociais. É necessário, para o processo de intervenção fonoaudiológica, um olhar individualizado e um planejamento singular para cada paciente, levando em conta a necessidade e a singularidade de cada caso, e buscando a generalização dos objetivos trabalhados em terapia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonoaudióloga
Vanessa Mayumi Sugawara

CRFa 2- 19418

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

November 8, 2019

November 6, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP