Abril Verde – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e Dia Mundial da Saúde.

April 28, 2019

 

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento por conter duas datas importantes para o tema: 7 de abril: Dia Mundial da Saúde e 28 de abril: Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho.


7 de abril Dia Mundial da Saúde: A data foi criada em 1950 e é comemorada no mesmo dia da fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que ocorreu em 1948. O objetivo da data é garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, através da divulgação de temas importantes para a sociedade e que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida.


28 de abril Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho: A data foi escolhida em razão de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A tragédia levou os sindicalistas canadenses a lutarem para que a data não fosse esquecida e para que acidentes semelhantes fossem evitados.


Em 2003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no
Trabalho. No Brasil, a  Lei nº 11.121/2005 instituiu a data como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho.

 

Segundo a Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda/Economia, o Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho em 2017 registrou 549.405 acidentes de trabalho em todo o Brasil. Comparado a 2016, houve uma queda de 6,19%, já que naquele ano foram registrados 585.626 acidentes. O documento traz também a informação do número de fatalidades. Em 2016 foram registrados 2.288 acidentes fatais, enquanto em 2017 foram 2.096 mortes, indicando uma diminuição equivalente a 8,4%. (Fonte: Tribunal Regional Regional do Trabalho da 18ª Região)


O movimento busca despertar a atenção da sociedade para os cuidados que organizações e trabalhadores devem ter para evitar acidentes. Ambas datas, são uma forma de manter sempre viva a importância da prevenção e do cuidado durante o exercício do trabalho, por parte de todos.


Mas o abril Verde vai muito além de uma campanha de conscientização, sendo um momento de valorização da vida e de direitos dos trabalhadores por mais qualidade de vida. Por isso, é um período tão valorizado pelas corporações, que buscam ganhar o maior número de adeptos possíveis para reduzir ao máximo os riscos relacionados a acidentes de trabalho e para promover a saúde e o bem-estar dos trabalhadores. Portanto, participar do abril Verde é fundamental. E estender a preocupação pelos demais dias do ano, é ainda mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: CIPA do Albert Sabin e Centro Hospitalar.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP