Psicologia não é para "Loucos". - Dia do Psicólogo

August 27, 2019

 

Vamos considerar que o termo louco é uma forma de desqualificar quem sofre de uma doença mental. Correndo o risco de ser reducionista, mas objetiva, se podemos adoecer em qualquer órgão de nosso corpo, se podemos sofrer alterações bioquímicas, por que quando isso acontece no âmbito psicológico é encarado de maneira preconceituosa? E por que precisamos adoecer para buscar a saúde?

 

Ninguém diz: “Nossa você faz academia?!”. Nem diz: “Você foi ao dentista, ao médico, ao nutricionista?!”

Mas às vezes ouvimos por aí: “ Nossa você faz terapia?!” ou “Não vou ao psicólogo, não preciso, não sou louco.” Então vamos compreender melhor essa ciência e profissão e espero, para os que me leem, que possam testemunhar o nosso caminhar pelo que é tão natural e intrínsico ao ser humano.

 

A Psicologia surgiu no século XIX a partir da filosofia e seus questionamentos sobre a existência humana, embora seja possível encontrar registros de datas muito anteriores a essa.  No Brasil apenas em 1962 foi regulamentada como profissão, comemorando hoje 57 anos de caminhada nacional. 

A Psicologia é uma ciência, estuda os comportamentos e funções mentais em contextos individuais e coletivos, considerando ainda aspectos sociais e culturais. 

Dentro do campo de pesquisa e atuação da Ciência psicológica existem áreas e abordagens. Um psicólogo não é restrito ao consultório e pode atuar tanto nele quanto em gerenciamento de recursos humanos, esportes, hospitais e áreas diversas de saúde, escolas, no âmbito social, de trânsito, jurídico e tantas outras que vem conquistando. Para sua atuação segue abordagens de trabalho que não se restringem ao famoso “divã” sem jamais se afastar da característica científica que a guia.

Seu maior objetivo de intervenção é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Todo ser humano está munido de cognições, emoções e comportamentos, por isso sempre passível de se beneficiar dos conhecimentos acerca dele mesmo.

 

Não há no mundo profissão que não sirva minimamente ao ser humano. A psicologia é uma das formas mais diretas de servir, cuidar e acreditar que sempre é possível alcançar o próximo degrau.

Fazer psicologia não é bater um “papo”, é entrar em um universo sempre único, acolher, não julgar, identificar demandas e auxiliar no melhor caminho para alcançá-las, por meio de todo o conhecimento das estruturas cognitivas, emocionais e comportamentais.

 

Parabéns a todos os meus colegas em comemoração pelo nosso dia. Parabéns aos que atentos estão sempre prontos em caminhar lugares que não são seus, mas que lhe importam pelo bem do outro.

 

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.”

Carl G. Jung

 

E Parabéns a todas as pessoas que buscam nesse saber seu desenvolvimento pleno!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Camila Erdelyi

CRP: 06/83285

Psicóloga Clínica e Hospitalar, com abordagem Cognitivo-Comportamental.

Coordenadora do Ambulatório de Psicologia do Albert Sabin Hospital e Maternidade.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

November 8, 2019

November 6, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

October 30, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP