Setembro Amarelo o Ano Todo


A cada 40 segundos uma pessoa se suicida em algum lugar do mundo (dados da OMS). O suicídio não acontece apenas em países de alta renda. Acontece em todas as regiões do mundo. Inclusive, 79% dos suicídios ocorrem em países de baixa e média renda. Trata-se de um grave problema de saúde pública, que muitas vezes pode ser evitado com a intervenção correta em tempo oportuno.


O setembro amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, criada justamente para nos sensibilizar sobre essa causa. Que bom seria se o ano todo fosse amarelo, se todos os dias fossem em setembro... Assim falaríamos sobre esse tema tão sensível o ano inteiro e preveniríamos muitos casos. Quem sofre, não sofre apenas em setembro. O suicídio ainda é um tabu e os transtornos mentais ainda são estigmatizados e discriminados. Segundo a OPAS/OMS, 800 mil pessoas morrem de suicídio todos os anos. Essa é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 – 29 anos. Intoxicação exógena, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global.


Fica claro que essa é uma questão complexa, que envolve diversos setores da sociedade, como: saúde, educação, setor corporativo, política e mídia, entre outros. Ou seja, estamos falando de um ato composto por uma gênese multifatorial - caracterizada não apenas por um fator isolado, mas por um conjunto de circunstancias psicológicas, biológicas, sociais e culturais, que predispõe o sujeito a interromper sua vida. Sendo assim, os esforços precisam ser abrangentes e contínuos a fim de conscientizar, acolher e ajudar aqueles que precisam.


Vamos falar sobre nossas dores. É preciso quebrar esse tabu. No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) fornece apoio 24 horas por dia, 7 dias por semana, via telefone, 188, e-mail ou chat. Muitas vezes, quem pensa em suicídio não quer acabar com a sua vida, mas apenas com a dor que está sentido.


Dr. Luiza Marques de Oliveira.

CRM 174236

Berçário Virtual
Posts em Destaque
Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP