Setembro Azul e o Dia Nacional dos Surdos

September 26, 2019

 

 

Por que Setembro?

 

O mês de Setembro é mundialmente comemorativo, pois é repleto de datas significativas que refletem a história de lutas e conquistas da Comunidade Surda. Algumas datas se destacam nesse mês:

  • Dias 6 e 11 de Setembro: marco triste para esta comunidade. Lembrança do Congresso de Milão (1880) no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na Educação dos Surdos.

  • Dia 26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo (Lei Nº 11.796 de 29 de Outubro de 2008). Nesta data, em 1857, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil pelo prof. Francês surdo Eduard Huet, o atual INES – Instituto Nacional de Educação dos Surdos, que fica no Rio de Janeiro.

  • Dia 30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo.

  • Dia 30 de Setembro: Dia do Profissional Tradutor.

 

Por que Azul?

 

A cor Azul representa para a Comunidade Surda dois momentos históricos, o primeiro momento é o período da Segunda Guerra Mundial em que os Nazistas identificavam as Pessoas com Deficiência através de uma faixa de cor azul fixada no braço. O segundo momento é o atual. O azul simboliza a opressão enfrentada pelos surdos ao longo da história, mas mais que isso, mostra o orgulho de ser surdo, de englobar uma história, uma língua e um povo.

Setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda.

Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

É comum encontrar vários espetáculos culturais acessíveis sobre a surdez nessa época do ano, além de congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e homenagens.

Há também um reforço da luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos.

A luta das pessoas com deficiência em busca de uma sociedade com menos preconceito e mais inclusão. Essa luta é contínua e envolve vários atores diferentes, mas em setembro ela tem um valor especial para a comunidade surda.

Por conta de tudo isso, setembro é considerado o mês dos surdos e é conhecido pela comunidade como Setembro Azul.

A razão do azul ser a cor-símbolo tem raiz em um passado triste, mas serve como força propulsora para mudanças!

Quebrar as barreiras da acessibilidade exige que a gente quebre os nossos preconceitos e se aproxime mais da comunidade surda.

A gente só vai acabar com esse paradigma de exclusão quando nos mexermos e formos atrás de mais informação “Quando ouvirmos a voz dos surdos”

Setembro pode ser o mês dos surdos ,mas a responsabilidade de fazer uma sociedade mais inclusiva todos os dias é de todo mundo!

 

Alexandre Oliveira Costa

Professor e intérprete de libras

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

December 2, 2019

November 27, 2019

November 25, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP