Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

October 11, 2019

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é definida como um acúmulo anormal ou excessivo de gordura corporal que pode atingir graus capazes de afetar a saúde. O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma razão simples entre o peso e a altura que é frequentemente usada para classificar a obesidade em adultos e este deve estar acima dos 30 kg/m2. A obesidade é considerada uma doença crônica e inflamatória e pode ter múltiplas causas, podendo ser genéticas, ambientais ou psicológicas.

 

Segundo dados da pesquisa Vigitel, do Ministério da Saúde, 55,7% dos brasileiros estão com excesso de peso. O número de obesos no país aumentou 67,8% entre 2006 e 2018 e atinge maior prevalência de obesidade (19,8%) entre adultos nos últimos treze anos. Segundo a mesma fonte (Vigitel) o crescimento se deu principalmente entre adultos de 25 a 34 anos e é mais prevalente na população de baixa escolaridade.

 

Muitas são as causas da obesidade: fatores genéticos, alterações metabólicas, sedentarismo, hábitos alimentares que induz ao que é mais rápido e doenças como a depressão; ansiedade; diabetes entre outras.

 

Como profissionais da área de saúde, nos cabe avaliar bem as condições clínicas, emocionais e nutricionais destes pacientes, com um olhar humanizado e acolhedor, livre do estigma de que obesidade é “falta de vergonha na cara”. Nos cabe uma avaliação multidisciplinar a fim de oferecer o melhor tratamento seja ambulatorial ou cirúrgico para resgatar ou promover a qualidade de vida do paciente.

 

Em qualquer dos tratamentos sugeridos ao paciente obeso, vale ressaltar que o paciente também necessita desenvolver habilidades como resiliência, motivações, assertividade (capacidade de falar não), disciplina para realizar refeições em horários regulares e pré estabelecidos, atividade física e auto conhecimento para distinguir fome X vontade de comer, bem como descobrir outras fontes de prazer que não seja a comida.

 

Uma mudança no estilo de vida para promover qualidade de vida é bem vinda e sempre estimulada por nós, profissionais da saúde!!!.

 

E você???? Como anda sua Qualidade de vida???

 

 

Danielle Julia Sakurai

CRP: 06/64.760

Psicóloga Especialista em transtornos

alimentares e obesidade

 

Referencias Bibliográficas:

* World Health Organization. Obesity: prevent - ing and managing the global epidemic. Gene - va: World Health Organization; 2000. (WHO Technical Report Series, 894)

 

* Wanderley EM, Ferreira VA. Obesidade: uma perspectiva plural. Ciênc Saúde Coletiva 2010; 15:185-94

 

* sbcbm.org.br

 

*abeso.org.br

 

* vidanovametabolica.org.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

October 20, 2020

October 19, 2020

October 16, 2020

October 14, 2020

October 13, 2020

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP