16 de Outubro – Dia do Anestesiologista e Dia Mundial da Anestesia


Talvez não exista nenhum avanço no conhecimento da medicina que tenha aliviado mais o sofrimento humano que a descoberta da anestesia. Este grande presente para a humanidade foi dado por 3 norte-americanos: Crawford W. Long, Horace Well e Willian Thomas Green Morton. O dentista Willian Thomas Green Morton mudou a medicina para sempre às 10:15 min de uma sexta –feira do dia 16 de outubro de 1846 com a realização da primeira cirurgia sem dor no hospital geral de Massachusetts na cidade de Boston, quando se abriram as portas para uma nova era.


Poucas invenções em toda a história da humanidade são tão valorizadas, individualmente falando, como a anestesia. E poucas marcaram diferença tão profunda na humanidade. No Brasil, 7 meses após, em 25/05/1847 o Dr. Roberto Haddock Lobo reproduziu este feito com sucesso ao anestesiar um estudante de medicina que se voluntariou no Rio de Janeiro.


Em 25/02/1948 foi fundada a SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia), a partir de 1953 a anestesia foi regulamentada como especialidade. Hoje para ter o título de especialista em anestesiologia são 9 anos de formação (6 anos de graduação e 3 anos de residência médica na área de anestesiologia).

A SBA (Sociedade Brasileira de Anestesiologia) tem como missão principal promover o desenvolvimento, o bem estar e o aprimoramento cientifico dos anestesiologistas; e garantir a qualidade e segurança da medicina perioperatória.


O anestesiologista deve usar seu preparo técnico, estar sempre bem atualizado, atuar com diligencia, perícia e prudência e aplicar seus esforços no sentido de obter o melhor resultado para o seu paciente. A anestesiologia é a especialidade médica pioneira que mais avançou em segurança do paciente, reduzimos a mortalidade por causas anestésicas em 100 vezes em menos de um século, conseguimos alcançar este patamar de segurança através da melhor monitorização, de dispositivos para o manejo das vias aéreas, de novas medicações e de protocolos.


Temos muito a avançar e aprender!

Anestesista, você salva vidas!


Dr. Joaquim Leite da Silva

CRM (sp) 42001

Médico Anestesiologista do Hospital e Maternidade Albert Sabin.




Berçário Virtual