Dia Mundial de Combate à Osteoporose!



A osteoporose é caracterizada por fragilidade óssea e aumento de risco de fraturas por baixo impacto. Ao contrário do que muitos pensam, é uma doença silenciosa, não sendo causa de dor.


As fraturas por osteoporose mais comuns são:

- Vertebral (coluna), que inclusive pode ser assintomática;

- Quadril;

- Punho;

- Úmero.


É preciso investigar os fatores de risco para osteoporose e indicar a realização de densitometria óssea em mulheres com 65 anos ou mais e em homens a partir dos 70 anos. Também devem realizar o exame, mulheres na pós menopausa com fatores de risco específicos e adultos com antecedente de fratura por fragilidade, uso de medicações ou com diagnostico de doenças que aumentem o risco de perda de massa óssea, ou outros fatores de risco.


Os fatores de risco mais importantes para osteoporose são : antecedente pessoal ou familiar de fratura por fragilidade, tabagismo e etilismo, dieta pobre em cálcio, baixo peso, envelhecimento, sexo feminino, menopausa e uso de algumas medicações, como glicocorticoides.

A densitometria óssea avalia a densidade mineral óssea e associada à investigação dos fatores de risco, orienta a decisão de início do tratamento medicamentoso.


De maneira geral, um adulto necessita de 1000mg/dia de cálcio, mesmo quando seus níveis em exames de sangue estão normais. A suplementação de cálcio, seja na dieta ou por medicamentos, pode ser indicada no tratamento ou prevenção de osteoporose. Além disso, é necessário manter os níveis de vitamina D acima de 30ng/ml em pacientes com a doença.

Pode ser necessária a associação de outros medicamentos no tratamento como os bisfosfonatos, denosumabe, teriparatida, entre outros.


É importante lembrar que é parte do tratamento cuidados com prevenção de quedas e realização de exercícios físicos para ganho de massa muscular, equilíbrio e coordenação motora.
















Dra Nicole Haddad Antunes

Título de Especialista em Reumatologia pela Sociedade Brasileira de Reumatologia

Residência em Reumatologia pela Universidade Estadual de São Paulo (HCFMUSP)

Residência em Clínica Médica pela Universidade Estadual de São Paulo (HCFMUSP)

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

CRM162.642


Berçário Virtual
Posts em Destaque