Comunicado da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Albert Sabin Hospital e Maternidade

A Comissão de Controle de Infecção de Hospitalar (CCIH) do Albert Sabin Hospital e Maternidade, em consonância com as medidas de prevenção e controle atuais para enfrentamento da pandemia de Coronavírus estabelecidas pelas Secretarias de Saúde Estadual e Municipal, determina o adiamento de consultas ambulatoriais, procedimentos diagnósticos e cirurgias eletivas a partir de 23 de março de 2020. Não haverá prejuízo para atendimento de casos em regime de urgência e emergência. Estas medidas visam essencialmente reduzir a circulação de pessoas nas ruas e locais fechados, contribuindo assim para a redução de transmissão do vírus entre as pessoas na comunidade e retardo da progressão da epidemia. O Coronavírus é transmitido por via respiratória por gotículas e por contato direto e indireto com estas secreções respiratórias contaminadas. Assim, a CCIH ressalta outras medidas fundamentais para que todos diminuam suas chances de contaminação individual e das pessoas próximas neste momento:

 

1. Evite sua circulação desnecessária.

 

2. Evite contato próximo com as pessoas, distanciando-se pelo menos 1 metro. Evite apertos de mãos, abraços e beijo no rosto.

 

3. Não circule se você estiver com sintomas respiratórios. Procure o serviço de saúde se você sentir que não se trata de um resfriado comum. Se você estiver com tosse, coriza, espirros, use uma máscara comum. Em momentos sem a máscara, cubra o nariz e a boca com cotovelo flexionado ou lenço de papel descartável.

 

4. Realize limpeza de suas mãos com frequência, usando produto alcoólico ou água e sabão.

 

5. Não toque seu rosto com as mãos.

 

6. Realize limpeza das superfícies com mais frequência, utilizando água e sabão ou álcool para limpeza de superfícies. Não compartilhe objetos pessoais como talheres, copos, canetas etc. Limpe com frequência seus celulares, computadores, teclados, outros telefones etc.

 

7. A utilização de máscaras em pessoas sem sintomas respiratórios não tem utilidade para proteger as pessoas não doentes. As medidas indicadas acima têm impacto muito maior na redução da contaminação entre as pessoas.

 

O fluxo de atendimento ambulatorial, procedimentos diagnósticos e cirurgias eletivas serão retomados o mais prontamente possível, conforme as diretrizes forem sendo estabelecidas durante a situação dinâmica de uma epidemia como esta que enfrentamos.

 

Dra. Renata D’Avila Couto

Presidente da CCIH do Albert Sabin Hospital e Maternidade.

CRM 109765

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP