ATENÇÃO ÀS DOENÇAS CARDIOVASCULARES DURANTE A PANDEMIA POR CORONAVÍRUS

April 23, 2020

Estamos vivendo uma situação muito difícil e inédita por conta da pandemia do Coronavirus. As autoridades governamentais brasileiras em sintonia com a Organização Mundial da Saúde – OMS, orientaram o isolamento social horizontal e as medidas de higiene para contato pessoal, a fim de reduzir a disseminação desta epidemia.

 

Paralelo a isso, não podemos esquecer que a doença cardiovascular é a principal causa de óbito no Brasil (cerca de 1.000 mortes por dia) e no mundo, portanto toda a atenção para o seu diagnóstico precoce e tratamento adequado deve ser mantida. Há informações internacionais sobre o aumento importante de morte súbita em casa sem o esclarecimento da causa, provavelmente com grande parcela destes casos por motivos de complicações cardiovasculares, em contaminados ou não pelo Coronavírus, pelo receio da população em procurar os serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. O retardo na procura pelo atendimento hospitalar pode resultar em morte súbita ou em sequelas graves como insuficiência cardíaca caso o atendimento seja tardio.

 

Neste sentido, o Albert Sabin Hospital e Maternidade recomenda à população que mantenha o tratamento das doenças cardíacas e que procure os serviços de saúde no caso de sintomas cardíacos suspeitos como dor no peito ou sensação de aperto (angina), que pode irradiar para o braço esquerdo, costas, região do estômago ou até pescoço e mandíbula, podendo ou não estar associada à sintomas como falta de ar, palidez, suor intenso e náuseas. Nestes casos, quanto mais rápida a procura pelo hospital, menores são os riscos com melhor recuperação sem sequelas. Como prevenção nos dias atuais, ao procurar o serviço de saúde, sugerimos que usem máscaras, leve apenas um acompanhante para reduzir o trânsito de pessoas, evite tocar o rosto, lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use álcool gel.

 

O Albert Sabin Hospital e Maternidade mantém seu atendimento 24 horas, com profissionais capacitados no atendimento cardiovascular, atentos e treinados para as medidas de precaução contra o Coronavírus. O hospital disponibilizou Pronto-Socorro (PS) específico para sintomas gripais separado dos PS adulto e do PS infantil, e também criou uma UTI para pacientes com Covid confirmados ou suspeitos separada da UTI geral. Adotamos protocolos baseados em orientações nacionais e internacionais para o fluxo específico de pacientes, desinfecção apropriada dos ambientes e materiais, bem como uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) pela equipe médica, visando maior segurança aos pacientes. Para atender os pacientes com doenças crônicas que fazem seguimento no serviço de cardiologia foi estabelecido um plano de contingência, em que as consultas e exames são agendados de forma reduzida, e se possível sem a presença de acompanhante, para evitar aglomerações de pessoas.

 

Equipe CardioSabin Hospitalar-

 

Dr. Adjair Humberto Forti – CRM 69603 – Cardiologia / Ecocardiografia

 

Dra. Alessandra de Oliveira Vilaça Gurian -  CRM 145210 - Cardiologia Clínica

 

Dra. Cristina Sylos – CRM 93128 – Cardiologia Pediátrica

 

Dr. Evandro de Lira Costa - CRM 75673 - Cardiologia / Hemodinâmica / Intervencionista

Dr. Fernando Andrade Guedes - CRM 33347 - Cardiologia Clínica / Cirurgia Cardíaca

Dr. Fernando Forgiarini Jerez - CRM 125092 - Cardiologia Clínica

Dr. Giancarlo Gonçalves - CRM 97050 - Cardiologia / Hemodinâmica / Intervencionista

 

Dra. Maria Angela Rocha de Carvalho – CRM 43503 - Ecocardiografia

 

Dra. Maria Cristina Cesar – CRM156962 – Cardiologia

 

Dr. Mauro Bartasevicius - CRM 62767 - Cardiologia/ Terapia Intensiva

Dr. Mendel Bernat - CRM 127660 - Cardiologia

Dra. Terezinha Coelho da Silva – CRM 79594  Cardiologia / Clínica Médica

 

Dr. Tibério Augusto Oliveira Costa – CRM 174265 – Cardiologia Clínica

Dr. Vicente Ávila Neto - CRM 26344 - Cirurgia Cardíaca

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

July 28, 2020

July 10, 2020

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP