FONO O QUE?

December 9, 2019

 

Há pouco tempo a fonoaudiologia era uma profissão pouco conhecida, por tratar-se de uma profissão relativamente nova. Os movimentos para o reconhecimento dos cursos e da profissão tiveram início em meados dos anos 70.

 

Em 09 de Dezembro de 1981 foi sancionado pelo então presidente João Figueiredo, a Lei n° 6965, que regulamentou a profissão de Fonoaudiólogo. Além de determinar a competência do Fonoaudiólogo, com a Lei, foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, tendo como principal finalidade a fiscalização do exercício profissional.

 

O que faz um fonoaudiólogo?

 

O fonoaudiólogo é principalmente conhecido por intervir no desenvolvimento e nas alterações de fala na infância. Mas essa é apenas uma das áreas em que o fonoaudiólogo pode atuar.

 

A atuação desse profissional inclui as áreas de fala, linguagem oral e escrita, voz, deglutição, mastigação, respiração e audição.

 

Dessa forma, nós fonoaudiólogos temos funções nas diversas etapas da vida. Quando nasce um bebê o fonoaudiólogo atua nas avaliações auditivas, na amamentação, no teste da linguinha. Ao longo do desenvolvimento da criança auxiliando no desenvolvimento da linguagem, da fala, da mastigação, da respiração e do aprendizado.

 

Nos adultos, cuidando da voz, da fala, no aprimoramento da comunicação e nos idosos na audição, estimulação cognitiva e na alimentação.

 

Onde trabalha o fonoaudiólogo?

 

Considerando-se o amplo campo de atuação nas diferentes etapas da vida, a função desse profissional é atuar não somente no cuidado, na reabilitação, mas também prevenir e promover saúde e qualidade de vida as pessoas. Sendo assim, o fonoaudiólogo pode trabalhar em hospitais, clínicas, escolas e empresas.

 

Finalizando…

 

Meu relato pessoal acerca da fonoaudiologia é de agradecimento a uma profissão que me permite suprir minhas necessidades financeiras, mas que muito além disso, me permite fazer o meu melhor a vidas que necessitam da minha ajuda e que a cada pequena conquista preenche meu coração de alegria. Finalizo com essa frase de umas das grandes referências na área:

 

“Ser fonoaudiólogo é ouvir uma lágrima, articular uma emoção, vocalizar um desejo, ler a alma, escrever um sorriso. Enfim... Ajudar a expressar o que o homem tem de humano...” (Mara Behlau).

 

Referências

https://www.fonoaudiologia.org.br/cffa/

http://www.fonosp.org.br/

 

 

 

Stéfanie Melo Lima Alves

CRFA-2 19127

Fonoaudióloga Graduada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Pós-graduação-Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso (UNICAMP)

Pós graduanda em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

January 14, 2020

January 7, 2020

January 7, 2020

December 18, 2019

December 18, 2019

December 18, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP