Outubro Rosa - QUEM PROCURA CURA!

O mês de outubro é conhecido pela campanha outubro rosa, que visa chamar a atenção, diretamente para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Nesse mês, são realizadas as maiores campanhas pela conscientização da comunidade que só através da prevenção e autocuidado das mulheres faremos cada vez mais diagnósticos precoces.

O câncer de mama é uma doença de apresentação heterogênea, predominantemente feminina, composto de subtipos biológicos e seu prognóstico depende também de algumas variáveis, incluindo nisso idade, história familiar, mutações genéticas e hábitos de vida.

Sua importância epidemiológica é crescente, sendo o câncer mais comum entre as mulheres excluindo o câncer de pele não melanoma. No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são previstos 66.820 novos casos em 2020, respondendo por cerca de 25% dos casos novos de neoplasia/ano.

O câncer de mama tem seu pico de incidência entre os 55 a 64 anos, sendo que apenas 1,8% dos diagnósticos são realizados em mulheres abaixo de 34 anos e, entre mulheres mais jovens as taxas variam de 5 a 7% do total de casos. E por isso o desafio diagnóstico do câncer de mama em mulheres abaixo dos 40 anos é enorme. Segundo o INCA a doença foi percebida pela primeira vez em 66,2% dos casos pelas próprias pacientes no auto exame, o percentual de doença diagnosticada pela mamografia foi de 30,1% e somente em 3,7% dos casos a suspeita inicial foi de um profissional de saúde.

Sendo assim, a campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, além de realizar seus exames preventivos. O diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura! Por isso Quem Procura Cura!!!!!

Dra. Simone Felitti

Oncologista CRM 94349

Berçário Virtual
Posts em Destaque