Segurança no Trabalho. Saiba mais sobre essa importante profissão.

November 27, 2019

 

A IMPORTÂNCIA DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO E SUAS ATRIBUIÇÕES.

 

Não é necessário um argumento muito sofisticado para mostrar a importância do técnico em segurança do trabalho. Só os dados estatísticos levantados pelos Ministérios do Trabalho e da Fazenda e pela Previdência Social já são suficientes para mostrar uma situação assustadora. O Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes laborais, registrando cerca de 750 mil ocorrências por ano. Como podemos ver, é fácil concluir que o papel do técnico em segurança do trabalho é de extrema importância, principalmente, se considerarmos que a maioria dos acidentes de trabalho poderiam ser evitados.

 

QUEM É O TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO?

 

Sendo um profissional, que se qualifica para atuar nos cuidados com a saúde dos trabalhadores e na prevenção de acidentes dentro das empresas, ele visa minimizar os riscos de acidentes no ambiente corporativo. É também chamado de “Anjo da Guardo do Trabalhador” Durante o curso, aprende-se sobre normas e leis de segurança, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, métodos de identificação e avaliação de riscos, normas de saúde e higiene no trabalho, prevenção de danos ao meio ambiente, etc. Isso inclui estudar disciplinas como ergonomia, prevenção e combate a incêndios, doenças ocupacionais, segurança no trabalho e outras, que podem variar de acordo com o curso escolhido.

 

O QUE ESSE PROFISSIONAL FAZ?

 

Os profissionais que se encarregam da segurança e da saúde ocupacional se dedicam a melhorar as condições do ambiente de trabalho, para que os empregados exerçam suas funções de modo seguro. Na prática, isso envolve muitas atividades. As atribuições desse profissional incluem: Emitir pareceres técnicos sobre riscos no ambiente e orientar ações adequadas; orientar e motivar os trabalhadores para eliminar ou neutralizar os riscos de suas funções, incluindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs); analisar os processos laborais para identificar possibilidades de acidentes e sugerir medidas preventivas; conduzir treinamentos de prevenção de acidentes, avaliar resultados e estabelecer procedimentos a serem adotados; inspecionar o ambiente de trabalho e os equipamentos de proteção; conhecer a legislação vigente sobre segurança no trabalho e conscientizar empregados e empregadores sobre seus direitos e deveres; cuidar da preservação do meio ambiente, orientando sobre o tratamento e a destinação de resíduos tóxicos; analisar dados estatísticos sobre acidentes de trabalho e traçar estratégias para evitá-los; orientar empregados e empregadores sobre ambientes insalubres, espaços confinados, riscos de incêndio, de explosão ou qualquer outra situação que possa provocar acidentes e danos à saúde.

 

O TÉCNICO DE SEGURANÇA É A PONTE QUE LEVA AS INTENÇÕES DA DIRETORIA AOS FUNCIONÁRIOS.

 

E é por isso que só quando a diretoria é comprometida com a segurança do trabalho as ações acontecem de fato. Segurança do Trabalho se faz de cima para baixo. Da diretoria para os funcionários, e não o contrário.

 

A MAIOR DIFICULDADE DO TÉCNICO DE SEGURANÇA.

 

Colocar na cabeça do funcionário que ele é o maior responsável pela sua segurança no ambiente de trabalho é um grande desafio. Quando a empresa permite que o Técnico de Segurança ministre palestras e DDS com regularidade os problemas de conscientização são minimizados. É importante frisar que a conscientização dos funcionários é uma atribuição básica do profissional. E que é um processo contínuo.

 

ANTECIPAÇÃO DOS RISCOS.

 

A maior qualidade do Técnico de Segurança é saber antecipar. É ter visão de prevenção. Essa grande qualidade se transforma em barreira por que as pessoas não pensam no futuro. A maioria das pessoas são imediatistas. Muitos empregados resistem em adotar as normas de segurança gerenciadas pelo Técnico por não terem visão de futuro. Só pensam no agora. Elas pensam “tenho que terminar esse serviço agora”, e por isso abrem mão de qualquer planejamento e procedimento. Técnico de Segurança inteligente sabe que isso não pode se tornar um obstáculo. Eles são treinados para lidar com posições e opiniões contrárias. E através de treinamentos, palestras e práticas de prevenção, acabam contagiando quem “ainda” não acreditam.

 

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO É IMPORTANTE PARA AS EMPRESAS.

 

Por todos os aspectos de prevenção de acidentes citados acima o Técnico de Segurança do Trabalho se faz muito importante nas empresas. E é por isso que algumas empresas mesmo não precisando de SESMT tem contratado o Técnico para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e harmonioso. Diminuindo assim, os acidentes e as perdas advindas dele.

 

CONCLUINDO.

 

É um profissional quem tem um trabalho que demanda uma alta carga de responsabilidade e por isso não pode vacilar. Fazer prevenção é estar vigilante, é estar do olho no ambiente, nas pessoas envolvidas e no processo de trabalho como um todo. Cumprimentamos as Profissionais e Técnicas de Segurança do Trabalho Jennefer Michelle Rizzi Brocanello e Tatiana Maria Santos do ALBERT SABIN HOSPITAL E MATERNIDADE e CENTRO HOSPITALAR ATIBAIA, e bem como a Direção, responsáveis por fazer a Segurança e Saúde do Trabalho acontecer efetivamente na empresa e para todos os seus colaboradores. À Carla Greice, Gerente de Atendimento, o nosso muito obrigado por nos permitir falar um pouco deste nobre e importante missão.

 

BOHAC & VEDOVELLO LTDA

 

Eng. Marcos Vedovello

Eng. de Segurança do Trabalho

CREA 060074920-4

 

Eng. Willian Cunha de Oliveira

Eng. de Segurança e Higienista Profissional pela ABHO

CREA 5062684718

 

Eng. Marcos Vedovello e Jennefer Michelle Rizzi Brocanello    Eng. Marcos Vedovello e Tatiana Maria Santos

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual

December 2, 2019

November 27, 2019

November 25, 2019

Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP