SURDEZ UMA DEFICIÊNCIA INVISÍVEL

 

Conversar sobre surdez é sempre um diálogo interessante, muitos da população desconhece que a maior parte dos surdos tem dificuldade com o português por serem alfabetizados em libras, e muita gente ainda usa a nomenclatura incorreta (surdo-mudo) para mencionar quem apresentam deficiência auditiva.

 

Na verdade a população não está acostumada a falar sobre acessibilidade, e quando o assunto surge logo correlacionamos com deficientes físicos ou visuais, a surdez passa despercebida. Identificar isso é chamar atenção para o maior obstáculo que os surdos enfrentam, a comunicação, este é um dos grandes empecilhos. Diante das imensuráveis barreiras existentes para a acessibilidade, a comunicacional é, de longe, a maior.

 

Mais quais são as atividades do nosso dia? Elas envolvem comunicação? Sim, Praticamente todas! Idealize como é o dia a dia de uma pessoa deficiente auditiva que tem a língua brasileira de sinais como primeira língua, em um pais em que poucos expectadores sequer a compreendem. Inumeras coisas são comprometidas, e muitas delas são essenciais.

 

No círculo virtual somente alguns sites estão acessíveis para as pessoas surdas, já na vida profissional, precisa enfrentar o despreparo de recrutadores e gestores, e na maioria das vezes o ambiente de trabalho não está acessível, no que diz respeito a educação os efeitos ocorrem na socialização dos alunos. Essas são algumas referências que nos mostram como a falta de comunicação pode impactar profundamente a vida de quem é surdo.

 

“Quando não conseguimos alcançar o que alguém diz, não nos comunicamos efetivamente com essa pessoa. E quando não nos comunicamos efetivamente com outro ser humano, perdemos a conexão humana, que é a conexão mais bela e mais poderosa da vida.”  Paula Pfeifer.

 

A existência em sociedade é feita de comunicação, são elas que nos possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional que procuramos, e também são elas que determinam várias regras sociais fundamentais para um convívio agradável.

 

Marcia das Neves Santos Oliveira


Graduada em fonoaudiologia pela Universidade Guarulhos Atualmente atua nas áreas de fonoaudiologia clinica e audiometria ocupacional

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Berçário Virtual
Please reload

Posts em Destaque

CAMPANHA OUTUBRO ROSA

October 17, 2017

1/5
Please reload

Climed Saude

(11) 4414-5000

Rua da Bahia 342 - Recreio Estoril - Atibaia/SP